Serras de Montesinho e Nogueira

Important bird area (IBA)
Record Public

Description

Esta área inclui as serras de Montesinho, Nogueira e Corôa. Na área existem os seguintes habitats: montes arredondados, vales encaixados, cursos de água, matos, prados de montanha, florestas e explorações agrícolas com plantações de castanheiros. Nas florestas predominam o carvalho e a azinheira. Nos vales com cursos de água existem prados e florestas em que predominam o amieiro, o salgueiro, o choupo e o freixo. Nos matos predominam a urze, a giestas e a esteva.

Ornithological importance

Nesta área existe o registo de 170 espécies, com destaque para a Águia-real (Aquila chrysaetos), a Águia-cobreira (Circaetus gallicus), a Águia-perdigueira (Hieraaetus fasciatus), o Bufo-real (Bubo bubo), a Cegonha-Preta (Ciconia nigra), o Falcão-peregrino (Falco peregrinus), a Felosa-de-papo-branco (Phylloscopus bonelli), a Coruja do mato (Strix aluco), o Dom-fafe (Pyrrhula pyrrhula), a Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax), o Milhafre-real (Milvus milvus), o Mocho-pequeno (Otus scops), o Pardal-francês (Petronia petronia), o Picanço-de-dorso-ruivo (Lanius collurio), o Tartaranhão-cinzento (Circus cyaneus), o Rabirruivo-de-testa-branca (Phoenicurus phoenicurus), o Tartaranhão-caçador (Circus pygargus), a Toutinegra-carrasqueira (Sylvia cantillans) e a Sombria (Emberiza Hortulana).

Geographic information

41.850000°, -6.866667°
450m - 1500m
1062.050km²

Conservation status

  • Important bird area (IBA)
    • Serras de Montesinho e Nogueira
      PT004
      Yes
      100.00
Information in Portuguese
  • Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), IBA
  • Costa, L. T., M. Nunes, P. Geraldes e H. Costa 2003. Zonas Importantes para as Aves em Portugal. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Lisboa. ISBN: 972-99018-1-3
  • Roteiro "Observação de Aves em Portugal", Turismo de Portugal
Information not yet available.